informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre animais fora de controle, no site www.ninha.bio.br
www.ninha.bio.br
 
 

Animais fora de controle

Animais que por algum motivo se comportam, ou existem de forma fora do normal para aquela espécie.

É o caso por exemplo de alguns tubarões, que por absoluta falta de alimentos podem atacar as pessoas nas praias - este não é o comportamento usual, eles não fazem isso onde existe alimento.

Apenas onde o homem aterra todos os mangues, e polui os rios que desaguam naquela região... o alimento some e eles se obrigam a procurar novas fontes de energia, e caçam o que aparecer - até surfistas...

É o caso também de algumas espécies de animais importados (geralmente cobras e tartarugas), e depois por algum motivo que eu não consigo entender, são soltos na natureza - não possuem no nosso país um predador natural, e se multiplicam excessivamente, tornando-se, em alguns casos, verdadeiras pragas.

Também o uso em excesso de inseticidas, e o aterro de banhados podem trazer problemas - sem banhados diminuem drasticamente os sapos, sem sapos aumentam várias espécies de insetos, e diminuem muitas espécies de aves (péssimo né).

Algumas vezes até com boas intenções pode-se prejudicar o ecossistema.
Por exemplo, para não usar agrotóxico um agricultor usa joaninhas para comer os pulgões (e como elas comem!), mas acabada a praga, as joaninhas continuam lá....e sem seu alimento usual, e em quantidade muito maior do que existiriam na natureza, elas é que se transformam na próxima praga.

aranhas de petrópolis

Aranhas de Petrópolis

Deixando claro que isto não é crítica a ninguém....apenas a constatação de um fato.

As aranhas em Petrópolis (RJ) proliferam-se exageradamente.

Sem predadores naturais e sem a preocupação dos moradores (ao menos aparentemente), aranhas da espécie Nephilengys Cruentata ocupam marquises, portas, janelas e paredes de lojas e monumentos históricos na rua principal da cidade.
Já parou e olhou pra cima, no centro da cidade? Não?
Pois quando fizer isso vai preferir andar pelo meio da rua, junto com os carros, para não andar sob as marquises.

A Nephilengys Cruentata não apresenta peçonha importante.

....enfim...

Olhe as fotos e confira.

 
by   envie e-mail
 

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade
 
ir pra a página principal do site