informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre baratas, no site www.ninha.bio.br
Tudo sobre  os insetosTudo sobre vespas e marimbondosTudo sobre formigaspágina sobre louva-a-Deusmangava ou abelhãocaracterísticas dos cupinswww.ninha.bio.br
 
   

Baratas

Embora causem nojo e possam transmitir algumas doenças, as baratas domésticas não tem veneno.    

São mais de 4.000 espécies de baratas, mas apenas 1% delas são domésticas.

As baratas domésticas são atraídas para dentro das casas pelos restos de comida.
Vítimas preferidas de algumas vespas, as vezes tornam-se encubadeiras de larvas de vespa.
Uma barata nunca é "só uma barata".
Em 150 dias, uma única fêmea de barata consegue botar cerca de 320 ovos.

 

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Blattodea

Baratas são bichos que preferem sair a noite, de dia normalmente ficam escondidinhas, por medo das pessoas.

Então se você der de cara com uma barata no meio da casa em plena luz do dia, é porquer tem tanta, mas tanta barata que elas nem tem mais espaço para se esconderem durante o dia.

Na natureza fazem a reciclagem do "lixo orgânico", ou seja comem restos de animais mortos entre outras coisas.

Também são alimento para vários tipos de pássaros, aranhas e insetos.

Na sua casa elas não tem nenhum papel ecológico... e ainda podem trazer em suas patinhas bactérias capazes de causar doenças.

Mais:

barata

Fugitivas velozes que reagem à luz

Providas de uma dura casca brilhante e boca adaptada à mastigação, a barata é um dos mais eficientes destruidores de lixo da natureza.

Elas sobrevivem mastigando matéria orgânica viva ou morta, e sofreram poucas mudanças em sua forma ao longo de mais de 300 milhões de anos de evolução.

Como o rato doméstico, as baratas descobriram que onde os homens fazem suas casas sempre sempre encontram restos de comida.

Aproveitando-se de seu corpo achatado para rastejar por baixo das portas ou entre fendas estreitas, algumas espécies de barata resolveram morar nas residências humanas.

Hoje em dia as empresas detetizadoras fazem a limpeza de casas e predios sem usar os antigos produtos malcheirosos. Antigamente a gente tinha que sair de casa para a aplicação do veneno, que continuava fedendo por alguns dias.
Hoje em dia é uma detetização rápida, eficiente e sem cheiro.

Dizem que em uma guerra nuclear, só sobreviveriam baratas.
A barata consegue sobreviver por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome.

barata cascuda

Nos lugares habitados pelo homem, há sempre grande quantidade de comida e calor artificial, fornecendo condições ideais à subsistência de uma colônia de baratas.

Quando avista um inseto, corre pelo teto ou vidraça para pegá-lo.

À noite, algumas espécies de barata, ficam próximas a uma lâmpada elétrica para aproveitar-se do constante fluxo de insetos noturnos atraídos pela luz e, em seguida, atordoados pelos raios emitidos pela lâmpada.

 

 

Em algumas espécies de baratas os ovos ficam dentro do corpo da mãe e só saem com as ninfas já formadas, como nas fotos abaixo.

baratas nascendobaratas nascendobaratas nascendo

barata albina

Abutres da cozinha

O resto de comida encontrado em um garfo sujo pode ser uma boa refeição para uma barata. Esses insetos são atraídos pelo calor e alimento das casas.

A imunidade aos pesticidas, os corpos revestidos de uma couraça e as reações rápidas fazem delas animais difíceis de exterminar.

Comem praticamente de tudo, inclusive papéis e capas de livros e, com seu rápido reflexo à luz, tornam-se difíceis de serem capturadas. Esse inseto tem vida longa e se reproduz muito.

Embora não tenham uma visão aguçada, sua extrema sensibilidade a mudanças da luz e das ondas sonoras, que detectam através de pêlos sensitivos em um par de órgãos protuberantes localizados no rabo, permite que elas fujam, desaparecendo rapidamente. Veja mais sobre a visão dos insetos aqui.

São igualmente atentas às mínimas vibrações no solo. As baratas podem detectar movimentos inferiores a um milionésimo de milímetro.

 

baratão

Se olhar bem vai notar que elas tem dois pelinhos na parte traseira, que servem para captar movimentos do ar, para que elas possam se defender.

modelagem 3d

vespa colocando ovos na barata viva

 

Ninho de vespas?

Algumas vespas colocam seus ovos dentro de insetos vivos, paralisados, para que quando os ovos eclodam os filhotes tenham comida fresca.
A barata é uma das vítimas preferidas deste tipo de vespa.

muitas baratas

Essa é pra quem não gosta de escovar os dentes antes de dormir:

Se elas acharem restos de comida, não importa onde esteja, elas irão pegar.... então é bom não ter restos de comida na boca, principalmente se você tiver o hábito de dormir de boca aberta.

barata aquática

O caçador submarino

A barata d'água pertence à ordem Ordem Hemiptera .

Algumas espécies de barata que vivem na natureza, se alimentam de animais vivos, e por isso tem veneno.
É o caso da barata-d'água ( da ilustração ao lado), uma parente da barata doméstica, que como o próprio nome diz, vive na água e em margens de rios e lagos.

Uma barata-d'água fisga sua presa com um Veneno, que pode ser mais forte que o da cascavel.

Uma mosca, capturada na superfície da água é atacada por baixo, e os tecidos de seu corpo são Liquefeitos e sugados.

 
 
by   envie e-mail
 

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade
 

 

retorna à página inicial