informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeoswww.ninha.bio.br
Página sobre cadeia alimentar, nio.bro site www.ninha.br
 

Cadeia Alimentar ou cadeia trófica

Todos os organismos precisam de energia para viver. Essa energia é obtida a partir do alimento.


Por isso a energia da matéria está sempre seguindo um fluxo dentro de um ecossistema. O fluxo de energia começa no produtor e vai até o decompositor, passando por uma série de consumidores. Os decompositores reciclam a matéria orgânica, e começa tudo novamente.

Quase todos os organismos vivos são constituídos principalmente por água, sendo a maioria dos compostos restantes constituída de carbono, onde a energia é acumulada e armazenada.

Apenas 10% da energia é passada para o próximo nível da cadeia alimentar, a maior parte é gasta para obter calor, respirar, manter as funções vitais, e reproduzir-se.

Em cada etapa da transferência de alimentos do consumido para o consumidor, cerca de 90% da energia contida no alimento é perdida. Portanto, a quantidade total de massa biológica entre os consumidores primários é elevada, mas para consumidores terciários ou quaternários, a massa biológica é pequena. Isto significa que o ambiente sustenta maior quantidade de herbívoros (gafanhotos e vacas) que de carnívoros (pulgas e leões).

exemplo de cadeia alimentar

A cadeia alimentar funciona como uma rede, em que cada espécie come ou é comida por várias espécies.

A cadeia alimentar varia conforme variam os seres vivos de cada ecossistema.

Por exemplo em um lago, uma alga produz seu próprio alimento, uma lagarta de algum inseto se alimenta da planta, um pequeno peixe se alimenta da lagarta, um peixe maior come o peixe menor, e uma ave come o peixe....e as fezes da ave são decompostas  e são utilizadas depois pelas plantas.

Já em um certo campo, uma planta através de fotossíntese produz seu alimento, um coelho come a planta e o lobo come o coelho...os decompositores cuidam dos restos, e tudo começa novamente.

Produtores

Também chamados de autótrofos, geralmente são plantas, algas, bactérias e fungos, que conseguem produzir seu próprio alimento através da luz solar.
A fotossíntese é que torna as plantas capazes de extrair substâncias inorgânicas, que estão no solo e na atmosfera, transformando-as em substâncias orgânicas.

Consumidores

Os consumidores ou heterotróficos podem ser primários ou secundários.

Consumidores Primários - Geralmente herbívoros ou seja, animais que se alimentam de plantas, como vacas e zebras.

Consumidores secundários - Animais que comem outros animais, como os leões, onças, leopardos, pulgas, louva-a-Deus e muitos outros. Os predadores se alimentam dos consumidores.

Decompositores

Também são chamados de bioredutores. As fezes e os cadáveres dos predadores são transformadas em substâncias inorgânicas (mineralização) pelos decompositores...e começa tudo novamente com as plantas...

O equilíbrio do ecossistema está profundamente ligado a realização de todas estas etapas. Caso alguma destas espécies venha a ser extinta, as outras não resistirão, uma vez que todas possuem uma relação de interdependência, ou seja, uma depende da outra para sobreviver.


Mas, nem todas as relações alimentares envolvem apenas comer e ser comido.

No mutualismo os dois organismos se beneficiam da relação.
No comensalismo, um se beneficia e o outro não é afetado.
No parasitismo, o parasita tem benefícios e o hospedeiro é prejudicado.
Na predação, o predador tem benefícios e a presa morre.
Na simbiose os animais vivem próximos e por grandes períodos, podendo ser mutualismo, comensalismo e parasitismo.

 

 
by   envie e-mail
 
Desenhos animados e retrospectivas para casamento
desenhos animados para casamento

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade