informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre camelos, no site www.ninha.bio.br
www.ninha.bio.br
 
 

Camelo

 

Atravessando o deserto, uma fila de resistentes dromedários, camelos de uma só corcova, fazem uma longa e quente viagem pelo deserto.

Os camelos aguentam bem os terrenos secos, pois podem ficar sem comida durante semanas, e sem água durante dias.

Os camelos e dromedários, são considerados os cavalos do deserto.

 

camelo

Porque os camelos tem corcovas?

Os camelos podem percorrer longas distâncias durante vários dias, com pouco ou nada para comer. Eles conseguem isso armazenando gordura em suas corcovas, que pode ser distribuída no organismo para produzir energia, dióxido de carbono e água.

Antigamente, pensava-se que as corcovas do camelo funcionavam como um reservatório de água. No entanto, para queimar gordura, o animal precisa de oxigênio e, para conseguir mais oxigênio, ele tem que respirar mais rápido.

A respiração resulta em perda de água, e a respiração rápida significa uma perda de água maior que a normal. A corcova do camelo, portanto, não é um barril de água, e sim, um reservatório de comida. O camelo que não comeu o suficiente não tem corcova alguma, mas o que foi bem alimentado tem uma grande corcova.

 

 

dromedários

Um camelo com 500kg pode armazenar até 200kg de gordura na corcova, o suficiente para mante-lo vivo por até seis meses se não estiver fazendo um trabalho pesado.

A gordura é a forma mais eficiente de o animal armazenar comida, porque contém até 200 vezes mais energia que outros tecidos do corpo. O problema com a gordura, no entanto, é a sua massa — o animal gordo não consegue se mover facilmente.

Para o animal que vive no deserto, outro problema é a conservação do calor. Muitos armazenam gordura em todo o corpo, mas a camada de gordura sob a pele evita o resfriamento. Assim, no calor do deserto, o melhor lugar para armazenar a gordura é em um único receptáculo, como a corcova do camelo, que permite que ele armazene comida para tempos de escassez, e ainda se mantenha refrescado, eliminando o calor pelo resto do corpo.

camelo de perto

dromedario

 

Estes ao lado, são dromedários.

 

filhote de camelo

 

Controle de temperatura

Para os animais que vivem no deserto ou em regiões semidesérticas, obter água para viver é uma constante preocupação. Uma forma de superar esse desafio é evitar estimular a sede.

Os camelos são os mais famosos por sua capacidade de conservar água. Eles também minimizam a perda de água eliminando urina concentrada e fezes secas. Seus excrementos são tão secos que podem ser usados como combustível assim que são eliminados. Mesmo em temperaturas muito altas, o camelo pode sobreviver por cerca de uma semana sem beber, e até três semanas em climas mais moderados.

Muitos mamíferos mantêm o calor do corpo em torno de 37°C, mas o camelo conserva a água do corpo porque só transpira quando sua temperatura chega a 40,5°C (considerada febre alta nos homens). O excesso de calor acumulado durante o dia é eliminado nas noites frescas, quando a temperatura do camelo cai para 34°C.

 

camelo

 

Você poderá gostar também de: girafas, elefantes, tigres, escorpião,carpa

sorrindo

 

Não parece que o camelo ao lado está sorrindo?

cartões de natal

 

Camelos também são figuras frequentes em cartões de Natal.

Parece que os Reis Magos tiveram que usar camelos pra chegar onde Jesus nasceu...

deserto

Eles até combinam com a paisagem - difícil imaginar um deserto sem camelos.

camelo
camela
 
by   envie e-mail
 
by   envie e-mail

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade
 

 

ir pra a página principal do site