informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre o équidna, no site www.ninha.bio.br retorna à página inicial do site
Tudo sobre avesmangava ou abelhãoParecem abelhas mas não sãoDiversos tipos de passarinhoswww.ninha.bio.br
 

Equidna

O Equidna é um dos poucos mamíferos (monotremos), que ainda botam ovos.

 

equidna

Mamíferos - ovíparos

O fato de os mamíferos terem evoluído a partir de ancestrais répteis fica evidente no modo de reprodução da équidna-ouriço australiana.
Para pôr um único ovo na bolsa do seu abdômen, a fêmea deita-se de costas e estende sua região genital. A casca é coberta por uma gosma grossa, o que deve ajudar a mante-lo dentro da bolsa quando a mãe se movimenta.

O bebe sai do ovo, cortando a casca com seu dente do ovo, após 10 dias.

Apesar de a mãe não ter tetas, seu leite sai por aberturas no abdômen e escorre pelo pelo. Só após sete semanas, os espinhos do bebê começam a se desenvolver. Quando os espinhos aparecem, ele deixa a bolsa, mas continua a mamar por vários meses, ficando com a mãe até um ano de idade.

Além das duas espécies de équidnas (a de bico curto, da Austrália, e a de bico longo, da Nova Guiné) o único outro mamífero que põe ovos é o ornitorrinco australiano que não possui bolsa marsupial.

Equidna Ouriço

 

O équidna-ouriço é também conhecido como tamanduá-espinhoso.

Um équidna do tocinho curto, do tamanho um coelho e parecido com um porco-espinho, circula em busca de formigas e cupins, que escava com suas garras longas e afiadas e, em seguida, recolhe com a língua.

 

 

 

bebe equidna na bolsa marsupial

 

 

A équidna fêmea carrega o bebê na bolsa até os espinhos do bebê começarem a incomodá-la. A partir daí ela o mantém em uma toca. O filhote mama por cerca de seis meses.

 

 
by   envie e-mail
 
 
 
Desenhos animados e ilustrações em geral

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade