informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre as girafas, no site www.ninha.bio.br
PESQUISE NESTE SITE:

www.ninha.bio.brelefanteshipopótamosrinoceronte
 
 
 

Girafas

As girafas são animais herbívoros, ruminantes e têm uma capacidade de se alimentar muito bem durante todo o ano. Podem recorrer a cerca de 100 espécies de plantas diferentes. São vivíparas.

 

Adaptações da natureza

Cada vez que uma girafa abaixa a cabeça para beber água, tem que levantá-la novamente de 2, l m abaixo do coração a 3,4m acima, o que, teoricamente, poderia matá-la devido à súbita falta de sangue no cérebro.

No entanto, ela tem um batimento cardíaco extremamente rápido (150 batidas por minuto) o que faz com que seu sistema circulatório aguente melhor os choques repentinos.

 

Além do mais, os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro da girafa têm paredes elásticas que aguentam súbitos aumentos de sangue, e as válvulas da artéria do pescoço evitam que o sangue circule para/do cérebro quando ela levanta ou abaixa a cabeça.

Esses mecanismos possibilitam que a girafa olhe em volta constantemente enquanto bebe água.

girafas

girafinha recem nascida

Pastadores recém-nascidos "já caem no chão correndo"

A capacidade de correr logo depois que nascem é muito importante para os animais pastadores das planícies da África, pois os filhotes recém-nascidos correm vários riscos.

Os grandes felinos, cachorros selvagens e hienas são tarimbados caçadores, capazes de localizar rapidamente um animal indefeso no meio de um bando.

Assim, para várias espécies de pastadores, o desenvolvimento prolongado no útero materno permite que o filhote adquira as habilidades físicas necessárias para escapar do perigo desde o momento em que nasce.

A girafa recém-nascida nasce totalmente desenvolvida, após 15 meses de gestação.

Embora fique nos primeiros instantes insegura de pé, vinte minutos depois já é capaz de acompanhar o rebanho e, após uma hora, começa a mamar.

Patas rápidas de nascença. Embora a girafa seja da altura de um homem adulto ao nascer, leva um tombo, pois sua mãe de 4,6m de altura dá à luz de pé.

De inicio, o filhote tem dificuldade de controlar seu longo pescoço, mas dentro de uma hora já está correndo.

mamãe e bebê
girafa tomndo água

mamãe e filhote

girafa espiando a janela no segundo andar

girafas na planíciegirafinha

girafa no campo

 

A língua da girafa, esticada para cima, acrescenta 30 cm ao mais alto mamífero terrestre. A vegetação com mais de 5,5 m de altura pode ser atingida por um macho adulto. A língua envolve folhas e brotos e os puxa. Os caninos têm duas ranhuras para arrancar do galho as folhas e brotos.

girafa adulta

girafa catarinense

girafinha mamando

Um filhote de girafa cresce rapidamente com o leite da mãe.Os machos nascem com cerca de 1,9m e crescem cerca de 80mm por mês, dobrando de altura aos dois anos.

Esta ao lado é uma das girafas mais altas do mundo. Seu pescoço é grande mesmo para uma girafa.
a maior girafado mundo

casal de girafas

Desenhos animados personalizados

mãe e filha

 

 

 

Você pode gostar também de:

 

 

 
by   envie e-mail
 
Recuperação de imagens estragadas pelo tempo

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade
 

 

ir pra a página principal do site