informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre Iguanas, no site www.ninha.bio.br
www.ninha.bio.br
 
 

Iguana

Iguana é um réptil da família Iguanidae, que vive das zonas tropicais das Américas.
O iguana-verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro.
Vivem em árvores, podendo atingir 180 cm

 

iguana verde

 

Quando novos, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras.

A cauda de um iguana possui dois terços do comprimento total do corpo.

iguana listrada

 

Como quase todo nome popular de bicho, iguana é um termo amplamente genérico, que se aplica a uns 65 gêneros, subdivididos em mais de 700 espécies de lagarto.

A variedade de tamanho, coloração e hábitos é enorme, com pouca coisa em comum (por exemplo, língua curta, que não se projeta).

Exceto três espécies, todas vivem nas Américas.

iguana

iguana de rabo azul

 

Muitas espécies de iguana procuram ficar sempre à beira da água, onde podem lançar-se em caso de perigo. Nadam depressa com as ondulações da cauda.

 

 

CLASSE Répteis
ORDEM: Escamados
FAMÍLIA: Iguanídeos
GÉNERO E ESPÉCIE: Iguana

desenho de iguana
iguana vermelho

iguana nas pedras

 

Apesar da aparência, a iguana pode ser capturada viva com facilidade.

Em muitos lugares, a carne do bicho é apreciada como iguaria exótica.

na folhagem

 

O tom esverdeado, que predomina entre as manchas do corpo, torna o lagarto quase invisível, enquanto ele fica imóvel ao sol que se infiltra na folhagem.

Desapercebido, o passarinho pousa perto — e nunca mais levanta voo, porque no momento seguinte é esmagado e engolido numa sequência de movimentos espantosamente velozes.


Mas nem sempre as iguanas capturam insetos, aranhas ou avezinhas.

Menos trabalhosa e mais abundante é a dieta à base de brotos, frutas, folhas tenras, flores, ovos, tudo isso fácil de ser achado nas árvores que a iguana habita.

filhote de iguana

As valentes iguanas recém-nascidas

A evolução determina que a mãe proporcione à sua prole as melhores condições iniciais possíveis. Desta forma, as espécies sobrevivem e se perpetuam. No entanto, o grau de assistência varia entre as espécies.
As mães de alguns animais oferecem proteção e alimentação aos seus filhotes, até que eles sejam independentes. Outras, como as tartarugas, não dão qualquer assistência maternal às suas crias. As iguanas passam por maus bocados quando saem dos ovos, pois também lutam sozinhas desde cedo.

Naturais da América Central e América do Sul, as iguanas comuns, assim como vários outros herbívoros, dependem de bactérias e outros micróbios para digerirem o alimento. Esse processo tem dois estágios. Primeiro, vermes nematóides decompõem o material vegetal dentro do estômago das iguanas.

Em seguida, protozoários e bactérias unicelulares decompõem as paredes das células vegetais, o que libera os nutrientes absorvidos pela iguana.

As iguanas recém-nascidas não têm esses auxílios para a digestão, pois os ovos e os esporos desses microorganismos encontram-se nos excrementos das iguanas adultas.

Assim, a mãe deposita seus excrementos próximo ao ninho para que seus filhotes comam. A partir daí, bem preparadas, elas podem passar para sua dieta normal.

língua de iguana
iguana laranjado

iguana dourado

 

Quando não há possibilidade de fuga, a iguana se volta contra o atacante e defende-se com ferozes mordidas e vigorosos golpes de sua cauda.

iguana grande

iguana

Veja também: Dragão de Komodo, lagartixa, monstro do gila, camaleão, jacaré, crocodilo, gavial, lagarto, cobra

 

 
by   envie e-mail
 
Desenhos animados e ilustrações em geral

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade
 

ir pra a página principal do site