informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre notícias, no site www.ninha.bio.br
www.ninha.bio.br
 
 

Notícias sobre biologia

Este espaço é dedicado às novidades que tenham a ver com biologia.
Caso deseje colaborar com notícias ou fotos, o email está no rodapé da página.

 

Projeto de baixo custo reduziu poluição de riachos da Serra do Mar em Santa Catarina

O projeto foi idealizado pelo Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, ONG sediada em Jaraguá do Sul, com financiamento do FEPEMA - Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente de Santa Catarina.

O projeto é relativamente simples, o custo é surpreendentemente baixo, e os resustados são ótimos. Poderia tranquilamente ser repetido em qualquer cidade, para reduzir pelo menos a contaminação por esgoto.

Veja mais sobre esse projeto, no site do Instituto Rã Bugiu

 

Simpósio internacional de reprodução animal aplicada

O SIRAA - Simpósio Internacional de Reprodução Animal Aplicada, que nasceu em 2004, é realizado a cada dois anos com o objetivo de suprir a necessidade de difundir conhecimento para os técnicos do campo com informações que, além de científicas, tenham aplicabilidade direta na reprodução bovina e sejam adequadas à realidade brasileira.

Londrina - Paraná - 7 e 8 de agosto de 2014

O Tribunal Haia determinou ontem, 31de março de 2014, que o Japão suspenda a caça às baleias no mar da Antártida.

Como os japoneses não têm respeitado a proibição da caça à baleia a não ser que a prática se destine a fins científicos, os australianos pediram ao tribunal que ordenasse o fim do programa Jarpa II.

O Japão prometeu cumprir a determinação.
"Como um Estado que respeita a lei e como um membro responsável da comunidade internacional, o Japão seguirá a decisão do tribunal", garantiu em Haia o chefe da representação japonesa, Koji Tsuruoka.


Fotografado na natureza o GATO-MOURISCO

animal muito raro na Mata Atlântica

http://ra-bugio.blogspot.com.br/2013/08/fotografado-o-gato-mourisco-muito-raro.html

 

Pesquisadores da Unesp lançam Guia Interativo de Anfíbios.


O material apresenta textos e informações sobre cada espécie de anfíbio encontrada na Fazenda Rio Claro, município de Lençóis Paulista, interior do Estado de São Paulo.

Guia interativo apresenta anfíbios do Cerrado e Mata Atlântica
http://www.unesp.br/agenciadenoticias

 

Neve faz estragos em Santa Catarina

A Mata Atlântica de Santa Catarina em áreas de transição (altitude 600 metros), onde nunca ocorreu geadas fortes, foi devastada pela neve. A exuberante floresta tropical não suportou tanto gelo. Árvores quebraram como se fossem de isopor, tombaram ou perderam quase todos seus galhos. Veja as fotos e mais detalhes nesta matéria

http://ra-bugio.blogspot.com.br/2013/07/neve-e-chuva-congelada-arrasaram.html

 

Uma irara foi fotografada em frente do prédio do Centro Interpretativo da Mata Atlântica

http://ra-bugio.blogspot.com.br/2013/04/a-natureza-se-revela-na-mata-atlantica.html

Gavião-de-penacho ameaçado de extinção é encontrado nas áreas de Mata Atlântica que salvamos da devastação

http://ra-bugio.blogspot.com.br/2013/06/gaviao-de-penacho-ameacado-de-extincao.html

Projeto de Educação Ambiental patrocinado pela empresa WEG S.A. estimula crianças a conheceram a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica.
Veja o que as crianças estão encontrando nas trilhas.
http://ra-bugio.blogspot.com.br/2013/03/projeto-de-educacao-ambiental-estimula.html

nova_especie

Novas espécies de aranhas

Pesquisadores brasileiros Antonio Brescovit e Cristina Anne Rheims, do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas identificaram 17 novas espécies de aranhas.

Leia mais...


Vitória para os Tubarões e Raias
Por Marcelo Szpilman*

Foi publicada no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa Interministerial (INI) que determina no Brasil o desembarque dos tubarões e raias com todas as suas nadadeiras (barbatanas) naturalmente aderidas ao corpo. Em breve, o IBAMA deverá publicar uma norma de controle na comercialização e transporte.

Após anos de luta, conseguimos uma importante ferramenta para coibir a prática do Finning no Brasil. Uma grande Vitória!
E essa vitória, que se deve ao trabalho incessante de muitas pessoas, organizações e instituições, coloca o Brasil numa posição de liderança nesse tema.

Cabe dizer que o Brasil é um dos países proponentes da inclusão de três espécies de tubarões-martelo (Sphyrna lewini, S. zygaena, S. mokarran) no apêndice II da CITES, na próxima COP, assim como é co-proponente de três outras espécies: Manta spp, Lamna nasus e Carcharhinus longimanus.

Como o conteúdo e objetivos da INI eram muito semelhantes aos propostos há mais de um ano pelo Abaixo-assinado contra o Finning do Projeto Tubarões no Brasil, nos permitiram sugerir alguns ajustes ao texto da INI, que, agora constato com muito orgulho e satisfação, foram todos incorporados à sua redação.

Essa grande vitória representa também uma demonstração inequívoca de que vale a pena trabalhar em favor da conservação da Natureza e da preservação dos tubarões e raias.

Mais uma boa razão para você participar e apoiar ações como essas.

Texto de divulgação
Instituto Ecológico Aqualung

 

Instituto Rã-Bugio recebe prêmio internacional na Coreia do Sul

O Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade recebeu no dia 11 o prêmio internacional "Luc Hoffmann", criado pela União Internacional para a Conservação da Natureza de dos Recursos Naturais (IUCN) A entrega ocorreu na ilha de Jeju, na Coreia do Sul, onde também ocorreu o World Conservation Congress.

Os fundadores do Rã-Bugio, Elza e Germano Woehl Junior, foram pessoalmente receber a honraria.
Texto -  divulgação do Instituto Rã-Bugiu.

Veja a matéria completa


Área de mata peservada a venda na serra catarinense

A fazenda abriga veados campeiros, macacos bugius, gralha azul, jaguatiricas, tatus, pica-paus de cabeça vermelha, periquitos, cobra coral verdadeira, cascavel, e muitos outros, entre eles várias espécies de anfíbios.

Conta com sede (fazenda) e uma área de pasto, além de 6 cachoeiras.

Interessados entrar em contato pelo e-mail no fim da página.

 

Japonês cria máquina que transforma plástico em óleo

O inventor  Akinori Ito criou uma máquina que transforma plástico em óleo usando calor e pressão.

A máquina lbera um gás que vai para um filtro que quebra o gás em partículas de água e CO2 .

Com 1kg de plástico, consegue-se 1 litro de óleo utilizando apenas 1kw de eletricidade.

Veja o vídeo (em japonês com legenda em inglês)

 

 

Lei catarinense gera polêmica entre os criadores de cavalos.

A portaria 75/2011 - que aumenta a validade do exame de anemia para 6 meses, está gerando polêmica.Para que o exame de anemia tenha validade para 180 dias, você terá que se dirigir até a CIDASC de sua cidade ou região, pessoalmente ou através do responsável técnico, Médico Veterinário e solicitar o monitoramento da sua propriedade. E é exatamente este monitoramento que está gerando polêmica.

Saiba mais

 

Mosquitos transgênicos para combater a dengue

A temida dengue, que só no ano passado atacou 23 mil pessoas no Rio de Janeiro, agora tem um novo combatente.

Em um estudo na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, pesquisadores desenvolveram um macho transgênico que, ao cruzar com fêmeas comuns, produz apenas mosquitos machos e que carregam material genético modificado.

O Brasil deu início à produção do um mosquito transgênico que será solto na natureza para combater à dengue, em Juazeiro, na Bahia.

A Moscamed,  especializada na produção de insetos transgênicos para controle biológico de pragas, é uma empresa pública.

 

Famoso produtor de TV - CBS News - National Geographic faz matéria do Instituto Rã-bugio

O famoso produtor norte-americano de TV John Dennis Liu (National Geographic e outros) veio com sua equipe ao Brasil para fazer um documentário sobre o projeto de Educação Ambiental do Instituto Rã-bugio em Santa Catarina

Veja a materia na íntegra

 

futuros professores - conhecem a Serra do Mar
(texto de divulgação do Instituto Rã-Bugiu)

Muito entusiasmados, jovens estudantes do ensino médio, do magistério, viajaram 160 km para atividades interativas com a natureza na Serra do Mar, que só conheciam através dos livros de geografia. Foi fascinante para estes futuros professores, que tiveram também a experiência de percorrer as trilhas do Centro Interpretativo da Mata Atlântica durante a noite.

Veja mais detalhes


Grupo brasileiro é o primeiro do mundo a conseguir o selo verde.

No Mato Grosso, 3 propriedades do Grupo JD, são as primeiras do mundo inteiro a conseguir o direito de usar o selo socioambiental para a pecuária.
A certificação foi concedida pela organização latino-americana RAS (Rede de Agricultura Sustentável).

São 136 critérios ao todo que são avaliados, entre eles, preservação da mata nativa, córregos, cuidados com o gado, legalização de todos os funcionários...enfim...andar na linha MESMO.

 

Tiranossauro Rex tinha plumas de 15 cm.

Descobertas recentes indicam que o Tiranossauro Rex, assim como o velociraptor e outros dinossauros tinham penas.

Que eles não tinham aquela cor de elefante dos filmes, todo mundo já imaginava, já que a maioria dos répteis apresentam mais de uma cor.

Já se sabia também que os descendentes diretos dos dinossauros são as aves.

Mas imaginar o Tiranossauro Rex como um galinhão gigante, não deixa de ser engraçado.

 

3 novas reservas

(texto de divulgação do instituito Rã-Bugio)

Foram protocoladas no ICMBio (órgão do Ministério do Meio Ambiente, da divisão do IBAMA) a criação de mais três RPPNs (Reserva particular do Patrimônio Natural), em Itaiópolis (SC), nas cabeceiras do rio Itajaí, totalizando uma área de 345,71 ha, que fica adjacente às RPPNs já criadas, aumentado para 855,89 ha a área protegida pela criação de unidades de conservação da natureza (federais), que está sendo salva para as gerações futuras.

Estas RPPNs abrigam uma riquíssima biodiversidade de animais, com muitas aves e mamíferos grandes muito raros e ameaçados de extinção. Está repleta de gigantescas arvores centenárias também ameaçadas de extinção. Além disso, protegem as nascentes e dezenas de quilômetros de matas ciliares do rio Itajaí, beneficiando a população de Blumenau. Se não tivessem sido compradas por nós, teriam caído nas mãos de investidores e desmatadas para reflorestamento de eucalipto.

Veja as belíssimas imagens e saiba todos os detalhes desta iniciativa para salvar o que resta da Mata Atlântica, abrigo para milhares de animais, neste link

http://ra-bugio.blogspot.com/2011/12/estao-sendo-criadas-mais-rppns-para.html

 

.Vazamento de Óleo no Rio de Janeiro

Por Marcelo Szpilman, texto gentilmente cedido pelo Instituto Ecológico Aqualung

O vazamento de óleo na Bacia de Campos e as diversas reações, do público, mídia e autoridades, nos fazem pensar em duas questões que devem ser refletidas.

1 – Danos ao ambiente e a ingênua hipocrisia

Devemos entender que a região onde ocorreu o vazamento está localizada no meio do oceano, local onde não há praticamente vida marinha a ser afetada. Apenas grandes peixes oceânicos, tubarões e baleias ocasionalmente poderiam passar pela área, mas o forte cheiro exalado pelo óleo fará com que esses animais evitem essa rota. No entanto, caso uma mancha de óleo atinja alguma área costeira do litoral do Rio de Janeiro, os danos ao ecossistema marinho podem ser consideráveis, pois além dos seres que vivem fixos no substrato marinho, como algas, esponjas e corais, outros pequenos animais, como peixes, crustáceos e moluscos, não conseguiriam fugir da mancha e seriam todos fatalmente afetados. Além disso, os seres humanos e suas atividades recreativas e profissionais (especialmente a pesca) também podem ser prejudicados.

Não sejamos ingenuamente hipócritas acusando indiscriminadamente todas as empresas que lidam com petróleo __ normalmente quem o faz não deixa de colocar gasolina no seu carro ou de usufruir dos diversos produtos petroquímicos. E usando o carro como exemplo, qualquer pessoa que o dirija pode provocar um acidente. A questão é como essa pessoa agirá após o acidente. O mesmo ocorre com as empresas que lidam com o petróleo. Na prospecção e transporte do óleo, acidentes podem acontecer. A questão é como essas empresas agirão para remediar e combater a poluição por óleo de modo a diminuir ao máximo o impacto provocado. Se a Chevron, empresa responsável pelo vazamento, está agindo em desacordo com as normas de responsabilidade e transparência, com certeza merece ser acusada, cobrada e multada. Se oculta fatos e informações às autoridades brasileiras, está tão somente preocupada com os impactos sobre sua imagem e não com os impactos à Natureza.

2 – Royaties do petróleo e a divisão dos prejuízos

Os royalties que são pagos aos estados produtores de petróleo nada mais são do que medidas compensatórias pelos riscos potenciais que a atividade representa ao meio ambiente desses estados produtores. Esse acidente é um claro exemplo dos riscos e danos que a prospecção e transporte do óleo representam ao litoral e às praias cariocas ou capixabas. No entanto, diversos estados da federação, que não produzem uma única gota de petróleo e não correm qualquer risco, querem dividir esses royalties. Mas será que querem e podem dividir os prejuízos também?

*Aqui, eu (Ana) repito a pergunta:

Mas será que querem e podem dividir os prejuízos também?

 

 

Enchente - Tragédia anunciada

Há um bom tempo atrás vem se falando, e não é mais novidade pra ninguém, que se desmatarmos as nascentes vamos ficar sem água, se desmatarmos os morros vão haver deslizamentos, enchentes, etc.... se perguntar pra uma criança de 4 anos ela já sabe isso, já ouviu falar.
Não dá pra acreditar que políticos e grandes empresas não saibam disso...

Mas então, porque ainda acontece?
Parece piada "- Ai Jisuiz, ja vou eu escorregar na casca de banana outra vez!"

Será que não falta cobrança da nossa parte (e aí me incluo)? Será que não deixamos à vontade demais nossos políticos, que afinal deveriam representar a nossa vontade?
O dinheiro e a influência conseguem quase tudo, principalmente em época de campanha eleitoral - mas os políticos deveriam representar a nossa vontade depois de eleitos e não só na conversa antes das eleições.
Eu detesto política, mas não dá pra deixar "o bicho correr solto" desse modo. Há estragos que podem ser irreversíveis.

Eu não votei em político que dissesse que iria perpetuar o desmatamento, eu não votei em político que dissesse que ia provocar mais enchentes, eu não votei em político que dissesse que ia deixar acabar com a Mata Atlântica - Você votou?
Então porque isso continua?

Porque não cobramos!

 

Veja aqui boas matérias sobre a ligação entre o desmatamento e as enchentes .

 

.Projeto Tamar chama para encontro da Rede ASO

Acontece nos dias 27 e 28 de novembro a V Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental (ASO), em Florianópolis.

Leia mais no site do Projeto Tamar

A Mata Atlântica é um ecossistema em acelerado processo de extinção

Restam apenas alguns fragmentos, que ainda abrigam animais raros e ameaçados de extinção. Medidas extremas são necessárias para salvar da destruição total estes vestígios da Mata Atlântica, como comprar estas áreas e transformá-las em reserva.

Não podemos deixar uma floresta vazia para as gerações futuras. Sem os animais uma floresta morre lentamente porque são eles que plantam as árvores. Deter a ação dos caçadores determinados a não desistirem enquanto não terem certeza que mataram o último animal aparenta ser uma tarefa fácil, mas descobrimos que não é tão simples assim. Esta batalha que estamos travando com os caçadores que atuam na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí e entorno nos mostrou que comprar uma área e transformar em RPPN é a parte mais fácil de todo o processo para proteger uma área.

Leia a matéria completa (com fotos) no blog

http://ra-bugio.blogspot.com/2011/09/luta-para-impedir-que-cacadores.html

(texto de divulgação do Instituto Rã-bugiu)

Área preservada em Santa Catarina aumenta em 54 hectares

O Instituto Rã Bugiu concluiu a compra de mais uma área preservada de Mata Atlântica com 54,5 hectares junto a RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), ampliando a área que ficará protegida para as gerações futuras para 830 hectares (comprada pedacinho por pedacinho). Além da riquíssima biodiversidade, neste terreno ficam os mais belos paredões rochosos do rio Itajaí, onde vivem e se reproduzem aves de grande porte ameaçadas de extinção, como o GAVIÃO-POMBO-GIGANTE e o URUBU-REI.
Leia a matéria e veja as fotos no Blog

Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul – SC
http://www.ra-bugio.org.br/

 

Mudanças no modo de procurar vida em outros planetas

A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou que pesquisadores encontraram, em um lago da Califórnia,uma bactéria que incorpora o arsênio (veneno) no DNA.Isso muda o modo de busca de formas de vida extraterrestre.

Veja a notícia completa no site da NASA


Uma boa notícia

Um acontecimento extraordinário que poderá ficar na história da luta para salvar a natureza do Brasil: pela primeira vez as pessoas se sensibilizaram para ajudar a salvar Mata Atlântica em Santa Catarina. Estas pessoas fizeram doações para que fosse possível comprar as matas bem preservadas que ainda restam. Nestas áreas estão acuados DEZENAS DE ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO.

Trata-se de uma chance a mais para a biodiversidade brasileira.

Parabéns ao pessoal do Instituto Rã-bugiu!

Veja os detalhes desta notícia no blog do Instituto Rã-bugiu

peixe-robo

Peixe-robô engana peixes e vira líder de cardume

Cientistas fizeram um peixinho-robô revestido com gesso, que é controlado por controle remoto, que interage com os peixes reais, influenciando os seus movimentos, como um líder de um cardume.

Veja o vídeo e a matéria completa, em inglês, no site da BBC

Isso me lembra que em 2008, Fabien Cousteau (neto de Jack Cousteau) criou um tubarão/submarino chamado Tróia, para interagir com os grandes tubarões brancos.
Veja mais sobre o Tróia

Polvo Paul


Morre Polvo Paul

O polvo profeta que ficou famoso ao acertar todos os resultados para os quais foi consultado na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, morreu nesta terça-feira, dia 26, na Alemanha.

Paul acertou até o resultado da final entre Holanda e Espanha, quando os espanhóis sagram-se campeões do mundo pela primeira vez. Seu sistema de previsões era simples. Escolhia um mexilhão de uma das duas caixas situadas em seu tanque em Oberhausen, cada uma delas decorada com uma bandeira. Em todas às vezes, o escolhido acabou vencendo.

inseto detetive

 

Insetos detetives

A entomologia forense pode determinar a quanto tempo uma pessoa morreu (horas, dias, semanas) pelo tamanho e desenvolvimento das larvas de inseto encontradas no corpo.

Também é possível determinar onde ocorreu a morte. Por exemplo, o bandido assassinou a vítima na floresta, mas arrastou seu corpo para o apartamento para confundir a polícia.
Os insetos encontrados no corpo da vítima podem denunciar isto, pois os insetos de floresta não são os mesmos encontrados em savanas, em cidades...cada bioesfera tem espécies de insetos que lhe são característicos.


Sequenciamento genético eletrônico

Gregory Schneider, na Universidade de Delft, na Holanda desenvolveu uma nova técnica que poderá tornar o sequenciamento genético uma prática corriqueira, usando uma folha de grafeno.
O grafeno funciona como uma membrana separando duas câmaras contendo um eletrólito. Quando uma tensão elétrica é aplicada, íons na solução começam a fluir através do nanoporo, gerando um corrente elétrica detectável.
Essa corrente fica menor quando uma molécula de DNA entra no nanoporo e bloqueia parcialmente o fluxo de íons. Cada molécula de DNA que desliza através do nanoporo é, portanto, detectada por uma queda na corrente elétrica.
Como as quatro bases do DNA bloqueiam a corrente elétrica de forma diferente, a espessura atômica do grafeno - subnanométrica - fornece um meio de distinguir entre as bases, realizando um sequenciamento do DNA de forma rápido e com custo muito baixo.

Não sei se isto vai ser bom na prática...imagino que possa ser muito útil por um lado, mas também possa causar alguns problemas.

Recentemente foi descoberto que parte da humanidade tem DNA neanderthal, e parte não.
Se sendo todos da mesma espécie, já nos matamos por cor da pele, religião, etc....imagina o que aconteceria se pudermos fazer um exame rapidinho pra saber se somos ou não de espécies diferentes.


Computador orgânico já existe?

Li numa revista (de abril de 2009) que Katherine Aull, de Massachussets conseguiu o segundo lugar numa competição do tipo "faça você mesmo em casa", competição essa voltada para genoma.
O projeto dela é um micróbio que realiza operações lógicas simples.
Não consigo ver nisso apenas um segundo lugar de um concurso - eu acredito que foi um passo na direção de um computador orgânico.

Uma coisa puxa a outra, comecei agora a lembrar de alguns fatos acontecidos:

Em 2003 uma equipe de cientistas da Universidade de Copenhague,dirigida pelo professor Thomas Bjoernholm, criou o menor chip do mundo, composto apenas por uma molécula orgânica.

Em 2008 (se não me engano) o professor Jirina Hinnerova conseguiu rodar java em um computador orgânico - uma grande camada de glicerina (de mais ou menos 150 metros quadrados) - e imprimir a frase "ahoj Java".

Em 2009 Philip Kuekes da Hewlett-Packard Co. e da UCLA construiram um processador usando moléculas orgânicas.

Também em 2009,uma equipe de cientistas dos Estados Unidos (não recordo os nomes) que modificaram uma bactéria, a E. Coli, unindo-as e criando um computador que parece mais uma calculadora, dando-lhes capacidade de resolver complexos problemas matemáticos e de forma mais rápida do que máquinas feitas com silício.
Eles modificaram o DNA da E. Coli, fazendo com que elas brilhassem no processamento das rotas, apresentando a solução. O computador ficou, então, totalmente orgânico. Na verdade, um ajuntamento de bactérias capazes de processar problemas complexos e com capacidade para evoluir.

Em janeiro (2010) cientistas franceses (fico devendo os nomes também) criaram um transístor orgânico que é capaz de simular as principais funcionalidades de uma sinapse.
O transístor orgânico capaz de imitar uma sinapse foi construído com uma molécula chamada pentaceno e com nanopartículas de ouro.
A maior parte dos esforços nesse sentido tem procurado usar células vivas e interfaceá-las com circuitos eletrônicos. O mais importante desta pesquisa é que trabalha no sentido oposto, criando componentes inertes que procuram imitar o princípio de funcionamento do organismo biológico.

Sabemos que as pesquisas ficam "ocultas" um certo tempo, até que possam ser comprovadas.
Gostaria de saber em que ponto deste desenvolvimento estamos....

aranha vegetariana

 

Descoberta primeira aranha vegetariana

Espécie rouba minúsculos pedaços de plantas de formigas que vivem em árvores.

Um grupo de estudiosos americanos descobriu a primeira espécie de aranha vegetariana do mundo, que rouba alimentos de formigas localizadas em árvores.

A Bagheera kiplingi é a única das espécies de aranhas conhecidas que sobrevive baseada numa alimentação herbívora.

Ela é do tamanho de um dedo polegar e foi identificada pela primeira vez em 1896. Recentemente. houve a revelação de que 90% de sua dieta é composta for folhas.

O animal vive principalmente em árvores de acácia no México e na Costa Rica e apresenta uma maneira diferente de obter alimentos. Enquanto as aranhas comuns fazem teias para caçar ou atacam sua presa de maneira direta, a espécie vegetariana costuma roubar pedaços minúsculos de plantas de formigas.

Christopher Meehan, da Universidade do Arizona, e seus colegas analisaram a estrutura química do corpo das aranhas a fim de identificar a fonte de seu alimento.

Veja também:

Aracnídeos, a invasão das aranhas

 
 
 
Desenhos animados e ilustrações em geral

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade
 

ir pra a página principal do site