Curiosidades biológicas - Porque curiosidade é a porta de entrada do conhecimento

Neste site você encontra informações e curiosidades sobre animais em geral.
Com novidades toda semana, trata sobre animais domésticos e selvagens, suas características, necessidades, modo de vida, ciclo reprodutivo e cuidados necessários. Tudo escrito numa linguagem simples e acessível, para todas as idades.

Biologia é o estudo da vida. E a vida, como a conhecemos até agora, necessita de água.
Mas não conhecemos todas as formas de vida...novas descobertas estão acontecendo toda hora. Já foram encontradas, em um lago na Califórnia, bactérias que usam o Arsênio em vez do Fósforo.

O Arsênio apresenta propriedades parecidas com o Fósforo, mas é altamente tóxico (veneno mesmo), e ninguém imaginava que algum ser vivo pudesse viver utilizando o Arsênio no lugar do Fósforo. Até achava-se que o Fósforo era condição absoluta para a vida.

Fósforo é importante para a vida? Pois é...

O Fósforo é básico para a composição do DNA e RNA, e faz parte do Trifosfato de Adenosina, que é importante para o transporte de energia para dentro das células vivas.

Isso abre um leque enorme de possibilidades de existirem tipos diferentes de vida.

Aí a gente começa a questionar (e viajar na maionese...rs), se Fósforo pode ser substituido por Arsênio, seria possível alguma forma de vida ser baseada em Silício ao invés de Carbono?
É...teoricamente poderia...mas as ligações do Silício são muito mais limitadas do que as ligações de Carbono, então, a menos que sob intensa pressão, seriam seres mais frágeis (talvez tecnológicos?).

Seriam ligações interessantes entre Silício e Hidrogênio, talvez Selênio...mas há muitos problemas nessa ideia.

O que importa disso tudo são as possibilidades, que tipos mais de vida podem existir?

Os elementos mais abundantes no universo são:

1-Hidrogênio 2-Hélio 3-Oxigênio 4-Carbono 5-Nitrogênio

Então a gente pode dizer sem medo, que é feito da mesma matéria das estrelas.

Voltando para a água, o que tem em uma gota de água não tratada? Assista o vídeo abaixo e descubra.

Esses pequenininhos são Paramecium e outros. Os grandões que passam são os Rotíferos. E tem outros que eu nem sei identificar...rs
Dá pra pensar 2 vezes antes de beber água sem tratamento.

rotiferos e paramecium

Neste site você vai encontrar muita coisa sobre biologia, principalmente sobre animais.

Divisões do reino Animal (em classes, ordens, etc.), Seleção Natural ,Cadeia Alimentar, e sequenciamento do genoma humano também estão entre os assuntos do site.

Este site fala também sobre reservas florestais bem sucedidas, ecologia, processos de reintrodução de animais à natureza, animais em extinção, e áreas de preservação ambiental.

Aqui também você encontra artigos sobre bovinos, sobre as principais raças, reprodução in vitro, inseminação artificial, dicas sobre cavalos, adestramento de cavalos, competições como "Freio de Ouro", dicas sobre feiras agropecuárias, etc.

Veja também as diferenças entre porco comum, javali, cateto, queixada, capivara, paca e cutia.

Para os amiguinhos de casa, gatos e cachorros, além de dicas sobre os cuidados necessários com seu bichinho de estimação, calendário de vacinas e posse responsável. Temos dicas de acessórios, de clínicas e petshops especializados, dicas sobre como escolher hotéis e clínicas veterinárias para seus companheirinhos. Estamos preparando uma seção sobre animais para adoção.

Para quem gosta de mergulho, uma dica é ver os animais marinhos, muitas fotos e dicas que podem ser importantes na hora do mergulho. Estamos fazendo um estudo das melhores operadoras, e logo vai estar a disposição de vocês.

Também piscicultura e aquariocultura não ficaram de fora - aqui você acha informações sobre diversos bichinhos de água doce.

Pra quem curte aves, temos uma revoada de passarinhos e aves que vão da avestruz ao beija-flor, confira. Aves em ameaça de extinção, como a ararinha azul e aves domésticas como galinha, ganso e pato também aparecem por aqui.

Os insetos não ficaram de fora, temos muita informação e aumentando quase que diariamente.
Características, curiosidades, ciclo de vida, peçonha (em alguns casos) e até como evitá-los. Em casos específicos - controle de pragas (como baratas e cupins por exemplo).

Aqui você encontra desde um parto de um elefantinho à um louva-deus comendo um passarinho.
Você aprende a diferenciar entre uma abelha de uma mosca que imita uma abelha ou uma cobra coral falsa (pouco veneno) de uma cobra coral verdadeira (muito venenosa).

Grandes carnívoros, como o leão ou o crocodilo. Grandes predadores, como o louva-deus e a joaninha (pasmem!)

Não deixe de ver também a invasão das aranhas em Petrópolis - fotos assustadoras.

E sobre o bicho-homem, temos alguns artigos como ambidestria e mitos sobre o cérebro.

Se você procurou algum animal e não encontrou (em qualquer das sessões deste site), entre em contato (o e-mail está no fim da página), e eu disponibilizarei antecipadamente a página solicitada.