informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre o ornitorrinco, no site www.ninha.bio.br retorna ao início do site
Tudo sobre avesmangava ou abelhãoParecem abelhas mas não sãoArarinha azul -  foi considerada extinta na  naturezawww.ninha.bio.br
 

Ornitorrinco

O ornitorrinco é um mamífero ovíparo que vive nos rios da Austrália.

ornitorrinco saindo da toca

 

O macho de ornitorrinco quando furioso pode espetar o inimigo e injetar uma grande e potente dose de veneno, forte o suficiente para matar um dingo na hora. As armas são duas esporas, uma em cada pata traseira, escondidas em meio à pelagem.

O ornitorrinco de bico chato e pés palmados que vive perto dos rios do leste da Austrália, tem poucos inimigos além dos homens e dos dingos.

Homens e dingos surgiram na terra depois dos ornitorrincos, por isso supõe-se que essa defesa pode ter sido desenvolvida para ser usada contra inimigos já extintos.

ornitorrinco nadando

 

 

 

Um mês após o acasalamento, a fêmea do ornitorrinco põe dois a três ovos numa toca na beira d'água e enrosca o corpo em torno dos ovos para chocá-los.

Entre o acasalamento e a postura, as glândulas mamárias da mãe crescem até cobrirem sua barriga.

Quando os filhotes nascem, após serem chocados por dez dias, ela amamenta os bebês, de 13mm de comprimento, com o leite que escorre pelos seus pelos, pois esses mamíferos não têm tetas.

ninho de ornitorrinco

 

Os jovens ornitorrincos permanecem na toca, dependentes do leite materno por três meses. Cada vez que a mãe sai em busca de comida, ela fecha a entrada da toca para impedir a ação de predadores, como cobras.

Após saírem da toca, os filhotes continuam alimentando-se de leite por mais duas semanas, até desmamarem, passando para uma dieta composta por pequenos animais aquáticos, como camarões.

 

ornitorrinco no rio

 

 

 

 
by   envie e-mail
 
 
 
Desenhos animados e ilustrações em geral

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade