informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre o pavão, no site www.ninha.bio.br retornar à home
página sobre ninhos de avesrituais de acasalamento das avesPágina sobre o TangaráCuriosidades sobre as avesTudo sobre avesDiversos tipos de passarinhoswww.ninha.bio.br
 

Pavão

O pavão, conhecido por sua longa cauda verde e azul em forma de leque, sempre chamou a atenção por ter um dos cortejos mais bonitos do reino das aves. Pertencente à Ordem Galliformes, é parente da galinha e do perú.  Como todas as aves, o pavão é ovíparo.

rabo de pavão

pavão exibindo a cauda

Penas elegantes


A cauda do pavão pode ter mais de 200 penas.
Ele exibe a cauda para atrair a fêmea - quanto mais marcas em forma de olhos ouver, maiores as suas chances de arrumar uma namorada.

Durante o período de acasalamento, o macho estabelece seu território e fica exibindo-se, mostrando a cauda aberta para todas as fêmeas que passarem por perto, na esperança de encontrar uma companheira para acasalar.

Os bem sucedidos chegam a acasalar 12 vezes, mas alguns não acasalam nunca.
O sucesso do acasalamento do macho depende de ser escolhido pela fêmea. Ela escolhe conforme o tamanho da cauda do pavão, e a quantidade de "olhos" nas penas.
Uma cauda com muitos olhos, longa e colorida demonstra que o pavão está saudável e forte (e pode gerar bons filhotes).

pavão
 
 
by   envie e-mail
 
Desenhos animados e ilustrações em geral

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade