informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre peixes siameses, no site www.ninha.bio.br ir para o início
www.ninha.bio.br
 
 

peixes siameses de briga

Os Peixes Siameses de Briga recebem esse nome devido à extraordinária belicosidade dos machos. Os peixes em liberdade têm alta noção de posse territorial.

 

siames de briga
Depois de domesticados, numerosos guerreiros de nadadeiras longas, foram produzidos nas cores azul, esmeralda, vermelho-vinho, laranja, branco e negro.
Os machos Siameses de Briga são melhor conservados em pequenos tanques individuais, colocados em fila, de modo que um peixe possa ver o outro.
O resultado dessa rivalidade, conduz a uma contínua exibição de abertura de nadadeiras e incremento de belas cores.
Um macho pode ser colocado num tanque comunitário, mas ele não exibirá seu esplendor quando isolado dos demais da mesma espécie.
Se dois machos de briga Siameses forem colocados juntos, eles começarão imediatamente suas danças de guerra, nadando paralelamente, um ao lado do outro, com suas nadadeiras aumentando e as guelras abertas. Rapidamente se jogam um contra o outro, mordendo, raspando as escamas dos flancos, rasgando em pedaços magníficas nadadeiras.
Rivais bem fortes, podem continuar a luta durante horas. Todavia, há pausas frequentes durante a luta, para que possam respirar; ambos, geralmente juntos, sobem à superfície para receber um pouco de ar fresco.

Peixe de briga


Um Peixe de Briga Siamês pode ser tão malvado para com a fêmea quando a está cortejando, como em relação a outro macho; se a fêmea não estiver preparada para a desova, ele poderá mordê-la até à morte.

A exibição de galanteio assemelha-se a uma demonstração de agressividade. Se a fêmea estiver propícia, ela deixa-se levar abaixo do ninho de bolhas.

Após a desova, a fêmea deve ser removida, ou o macho a matará.

Ninho do peixe siamês de briga

 

Os Peixes de Briga Siameses pertencem à ordem Labirinto, por possuírem um órgão respiratório tipo pulmão, o labirinto, que lhes permite respirar o ar.

O macho Siamês de Briga constrói seu ninho com bolhas de ar entre plantas flutuantes.

Classe: Osteícteos
Ordem: Perciformes
Família: Anabantídeos
Espécie: Setta splendens

ilustração do ninho

Na fase de reprodução, o macho cerca literalmente a fêmea: curva o corpo até assumir a forma de "U" em torno dela. A excitação dessa proximidade provoca a expulsão simultânea de ovos e sémen. Quando os ovos vão afundando e o macho os recolhe para levá-los ao ninho, a fecundação já se processou.


Entre os peixes-siameses, compete ao macho a construção do ninho onde serão abrigados os ovos. É uma massa flutuante, formada por bôlhazinhas de muco.
A coloração pode variar bastante na espécie.

A fêmea verde vai pondo os ovos, enquanto o macho, a curta distância, prepara-se para fecundá-los.

Mais pesados que a água, os ovos vão submergindo lentamente. Mas o macho, atento, mergulha atrás deles. Recolhe cada um deles na boca, sobe até a tona e o expele dentro de uma bolha, formada pelo muco bucal. Assim protegido, o ovo flutua na bolha, que adere à massa de outras, no ninho.

siames

 

Quando percebe a proximidade de outro macho, o peixe curva e distende o corpo num vigoroso impulso para a frente. O rápido reflexo metálico das escamas coloridas taz lampejar o bote, que dá início a uma luta feroz ou movimentada perseguição.

Essa disposição de luta da pequena fera (mede uns 5 centímetros, em média) é tão característica no peixe-siamês que em muitas línguas ele é conhecido como "peixe-combatente".

Para excitá-lo, não é preciso sequer colocá-lo na presença de outro macho de verdade: basta um modelo de barro, de tamanho e cor apropriados, para que a baixa percepção do bicho o faça toma-lo por um rival.

ninho

Além de variar em função da espécie, a coloração dos peixes-siameses pode cambiar como resposta a estímulos externos, conforme as sensações do animal.

Durante a incubação dos ovos, o peixe-siamês os defende ferozmente contra qualquer perigo; nem come, para não perturbar a vigilância.

Depois que nascem as larvas, ele as protege também contra a voracidade da mãe.

 
 
by   envie e-mail
Desenhos animados e ilustrações em geral

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade