informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre pulgão, no site www.ninha.bio.br ir para a home
www.ninha.bio.br
 
   

Pulgão

Os pulgões são insetos sugadores da Ordem Hemiptera e Família Aphididae. Chegam ao tamanho máximo de 5 mm de comprimento.
Os pulgões que vivem em climas tropicais se reproduzem por partenogênese, e geram somente fêmeas.

inseto bolinha

Essa bolinha verde aí ao lado é um pulgão.

Algumas espécies de formigas criam verdadeiras "fazendinhas" de pulgões, que elas "ordenham" para se alimentar da secreção retirada desses bichinhos.

 

pulgão nascendo

Insetos fêmeas que não precisam dos machos


Nos meses de verão, sem a vantagem do acasalamento, as fêmeas dos pulgões produzem grande número de ovos não fecundados.

Eles se desenvolvem dentro da mãe, que diariamente dá à luz vinte réplicas iguais a ela, e cada uma dessas réplicas será mãe de outras gerações de fêmeas.

São 20 por dia!

detalhe de pulgão nascendo

Dessa forma, a população dos pulgões cresce muito rapidamente. Não há machos com quem dividir comida e espaço, e as fêmeas não têm de gastar tempo acasalando.

Todos os pulgões se reproduzem, sendo detidos somente pelo inverno frio, por um predador como a joaninha, por escassez de comida, ou por um inseticida. Em poucos dias, os descendentes de um único pulgão são capazes de acabar com um arbusto de rosas.

No outono esse modelo muda, e são produzidos filhotes fêmeas e machos. Essa geração acasala, e os ovos fecundados são colocados em fendas, onde permanecem durante o inverno. Os filhotes nascem dos ovos na primavera e produzem apenas fêmeas - e começa tudo novamente.
Os pulgões devem seu sucesso a esse método duplo de reprodução. Na fase assexuada, todos contribuem para a próxima geração, e na fase bissexuada, os genes se revigoram.

joaninha comendo pulgões

O pulgão é também o principal alimento das joaninhas.

pulgão amarelopulgões

pulgão


Os danos que eles causam às plantas são por causa da sucção contínua de seiva e produção de honeydew, uma substância açucarada e pegajosa que favorece o desenvolvimento de um fungo preto conhecido como fumagina, que cobre as folhas e reduz a fotossíntese da planta.

Os pulgões injetam substâncias tóxicas que fazem estragos nas plantas e também transmitem doenças de uma planta para outra.

pulgão preto

Pulgão Preto

Não muito comum no Brasil, o pulgão preto (veja na foto ao lado) foi encontrado aqui pela primeira vez em 2006.

Existem várias espécies, alguns vivem em cereais (como trigo), outras atacam frutos cítricos (como a laranja).

infestação de pulgões pretos

Ao lado, uma planta infestada por pulgões pretos.

 

 

Pesquise neste site:

 

 
 
by   envie e-mail
 
Desenhos animados e retrospectivas para casamento

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade