informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre tartarugas, no site www.ninha.bio.br
www.ninha.bio.br
 
 

Tartarugas

As tartarugas são pertencentes à classe dos répteis e compreendem à ordem dos Quelônios.

Os quelônios ou testudíneos são répteis da ordem Testudinata (Chelonioidea).

Esse grupo está representado pelas tartarugas (as marinhas e as de água doce), pelos cágados (de água doce) e pelos jabutis (terrestres).

Esses animais apresentam placas ósseas dérmicas, que se fundem originando uma carapaça dorsal e um plastrão ventral rígidos, que protegem o corpo. As vertebras e costelas fundem-se e a essas estruturas.

 

tartaruga terrestre

Os ossos da carapaça são recobertos por escudos córneos de origem epidérmica. Não possuem dentes, mas apresentam lâminas córneas usadas para arrancar pedaços de alimentos. São todos ovíparos. O grupo tem cerca de 300 espécies, e ocupa habitats diversificados como os oceanos, rios ou florestas tropicais. Os quelônios estão na lista dos maiores répteis do mundo.

A ordem Testudinata subdivide-se nas subordens Pleurodira e Cryptodira, conforme a posição do pescoço quando a cabeça se encontra dentro da carapaça.

 

 

cágado cabeçudo

As "tartarugas" de terra são denominadas de Jabuti. Seu tronco é escudado por um estojo ósseo que se divide numa parte dorsal (a carapaça) e outra ventral (o plastrão). Essa disposição permite a algumas espécies, como defesa passiva, recolher completamente a cabeça triangular e os membros.
Em lugar de dentes, ela dispõe de maxilas com bordas cortantes, afiadas ou serrilhadas.

O jabuti atinge no máximo 70 cm de comprimento.

Habita as matas desde o Espírito Santo até a Amazônia, ao norte, e Paraguai, ao sul. Na seca, esconde-se entre a folhagem e o húmus; na época de chuva alimenta-se de frutas caídas. A fêmea, chamada jabota, é maior que o macho, e avermelhada.

As tartarugas das Galápagos (Testudo elephantopus) podem superar os 185 anos de vida, porém, isso é uma questão de sorte, pois a maioria não ultrapassa os 50 anos.
tartaruga tigre

jabuti

As tartarugas apareceram milhões de anos antes dos primeiros seres humanos pisarem a Terra. São quase uns "dinossauros".

Quelônios terrestres estão presentes em quase todo o mundo, exceto em regiões polares, ou alpinas, sendo muito comuns em florestas tropicais. Já as aquáticas, estão em todos os oceanos, exceto nos polares.

tartaruga do amazonas

Respiração

Na respiração, difere-se dos demais répteis, porque o desenvolvimento da carapaça redundou na fixação das costelas. Respira através do movimento de distensão e compressão da cabeça e membros, para dentro e fora da carapaça.

As espécies marinhas contam com um aparelho respiratório auxiliar: têm na boca, uma enorme quantidade de vasos sangüíneos, que absorvem o oxigênio dissolvido na água. Isso e bons pulmões dão-lhe capacidade de imersão por várias horas.



Habitat das tartarugas

As espécies terrestres (maior número), vivem em climas tropicais, no inverno cavam o terreno e entram em letargo. As marinhas estão distribuídas por todos os mares quentes, podem percorrer longas distâncias, pois seus membros desempenham a função de nadadeiras, e possuem bom sentido de orientação.

tartaruga

Ovos de tartarugas

As tartarugas põem ovos moles, que tem casca maleável e, por isso, ficam enterrados durante a incubação.

jabuti

E o que é que as tartarugas comem?

A grande maioria é herbívora, ou seja, come plantas. Porém, existem algumas que comem pequenos animais como rãs e peixes.

Abaixo a Tartaruga mata-mata

Tartaruga mata-mataTartaruga mata-mata

Tartaruga do casco-mole

 

 

 

 

Tartaruga do casco-mole

tartaruga

 


tartaruga
tartaruga de frente

jabuti

 

Couraça óssea é exclusividade da tartaruga

O tatu enrola-se em sua couraça articulada como o "tatuzinho" dos jardins (um crustáceo).

A tartaruga encolhe-se para dentro de sua couraça, como um caracol. Mas, ao contrário das outras armaduras que têm origem na pele, a da tartaruga é de osso.

Em vez de recobrir a pele de escamas como os outros répteis, a tartaruga expandiu as vértebras da coluna dorsal, produzindo as enormes placas que a recobrem. Por cima dessas placas ósseas, foi acrescentada uma camada córnea, semelhante ao chifre ou à unha. A placa ventral também é de osso e de placas córneas.

Nas patas e na cabeça, o revestimento é de pele dura. Essa couraça é uma originalidade entre os bichos. Apenas a tartaruga a possui.

tartaruga e borboleta

 

A carapaça das tartarugas, marinha e terrestre, tem sido uma característica fundamental para sua sobrevivência.

Veloz na água e quase invulnerável, o bicho adulto sobrevive aos muitos carnívoros do mar, embora não disponha de armas de defesa (faz 150 milhões de anos que desapareceram as subordens de tartarugas com dentes).

Mas contra medusas de tentáculos urticantes e venenosos, é preciso tomar um cuidado especial: fechar os olhos ao passar.

jabuti

 

 

 

 

 

 

No vídeo ao lado, uma animada tartaruguinha que eu filmei no Instituto Butantã, em São Paulo.

É chamada de Tartaruga de Orelha Vermelha, e seu nome científico é Trachemys Scripta Elegans.

 

 
by   envie e-mail
 
Desenhos animados e ilustrações em geral

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade
ir para o início