informações gerais sobre mamíferosinformações gerais sobre répteisinformações sobre anfíbios em geralinformações e curiosidades sobre avesinformações gerais sobre insetostudo sobre aracnídeosanimais em ordem alfabética
Página sobre a tartaruga tracajŠ, no site www.ninha.bio.br
www.ninha.bio.br
 
 

Tracajá

 

Ordem: Chelonia  
Família: Pelomedusidae    
Nome popular: Tracajá
Espécie: Podocnemis unifilis
Hábitos alimentares: Onívoro.
Reprodução: Postura de quinze a trinta ovos em buracos na margem dos rios.

Pode viver entre sessenta e noventa anos.

Veja também

tracajá

Características

O tracajá  é uma espécie de cágado comum na Amazônia, encontrada nas regiões Norte, Centro-oeste e parte da região Nordeste. Quando adulta pode chegar a 45 cm e pesar 8 kg.

É um animal muito visado pelo comércio ilegal porque faz parte do cardápio habitual das populações ribeirinhas.

Geralmente estes animais são pegos quando estão desovando, porque na terra seus movimentos são mais lentos. Por isso o tracajá prefere realizar a sua desova em barrancos de rios e lagos, lugares mais escondidos com lama e folhas.

 

Os filhotes são muito delicados e pequenos ao nascerem, por isso a enorme preocupação de órgãos de conservação e proteção com os locais de desova.

Os filhotes de tracajá tem como característica manchas amarelas bem visíveis na cabeça, mas estas manchas vão desaparecendo conforme crescem.

O tracajá põe 20 ovos, que ficam incubados por um período de 90 a 220 dias. Dos 20 filhotes, em média um ou dois sobreviverão até a fase adulta.

Para chegar do ninho até a água passam por muitos predadores como onças e aves. Na água  continuam fugindo de peixes carnívoros.
Isto é parte da seleção natural, com os predadores pegando os mais lentos e fracos.

Veja também Tartarugas Marinhas, Tigre-d'água, Jabuti-piranga, Cágado-Cabeçudo,Tracajá, tartaruga-verde

filhote de tracajá
 
 
by   envie e-mail
 
Desenhos animados e ilustrações em geral

Caso exista alguma foto aqui que seja sua, colocarei o crédito com o maior prazer. Caso não queira que seja exibida, substituirei por outra.
Para colaborar com textos e fotos, envie email para anamaria.ninha@gmail.com.

animais fora de controleanimais desconhecidosPlaneta TerraSeres HumanosNotícias biológicasAnimais que vivem na terraAnimais que vivem na água
Política de Privacidade
 

 

ir pra a página principal do site